Como administrar conflitos
- BEFORCE Transformação Digital
- 21 de out. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de dez. de 2022

Os conflitos nas organizações estão no topo da lista de questões delicadas que precisam ser administradas pelos gestores de equipe. Embora se tenha o conhecimento de que discutir no ambiente de trabalho pode causar demissão, ainda existem muitos casos de colaboradores que não têm problemas em elevar o tom de voz. E, por isso, é importante que um líder saiba administrar conflitos.
A seguir, algumas dicas de como lidar com os conflitos.
Comunicação interna fortalecida – A liderança deve estabelecer uma comunicação inteligente em que todos os liderados tenham pleno conhecimento de quais são as suas tarefas.
Conheça os desafios dos seus colaboradores – Lembre-se de que os seus colaboradores não são obrigados a ler o que se passa na sua mente, os desafios que parecem fáceis e óbvios para você, podem não ser para eles.
Faça uma reunião com toda a equipe – O grande erro de alguns líderes é achar que não falar sobre um acontecimento faz com que ele perca sua importância. O que aprendemos na vivência profissional é que acontece exatamente o oposto.
Acompanhe a evolução da situação – A melhor maneira de resolver conflitos nas empresas é fazer o acompanhamento da situação.
Ouça e, só depois, fale – Acredite ou não, apenas ouvir a questão do funcionário é o primeiro e mais importante passo na resolução de conflitos. Você deve ouvir todas as partes envolvidas para entender completamente a natureza do desentendimento.
Não adie a solução dos conflitos – Resolva a questão imediatamente. Caso contrário, a situação pode se agravar e afetar o desempenho dos funcionários, até mesmo daqueles que não estão envolvidos, pois sua decisão afetará diretamente a conduta e o desempenho de sua equipe.
Promova o trabalho em equipe – Esta é uma das técnicas de gestão de conflitos mais eficazes e que vai realmente fazer os liderados pensarem de forma organizada e valorizar mais a importância de trabalharem em conjunto.
Faz sentido pra você? Entre em contato conosco!
Até breve!
Benito.
Comments