top of page
5567543.jpg

Blog do Benito

Confira nossos artigos, dicas exclusivas e novidades sobre gestão de equipes.

Saber ouvir na essência

  • Foto do escritor: BEFORCE Transformação Digital
    BEFORCE Transformação Digital
  • 21 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de dez. de 2022



Uma das maiores habilidades de um líder é saber ouvir na essência. Mas você sabe o que é “ouvir na essência”? É ouvir e sentir além das palavras, para captar verdadeiramente o que o outro sente e o que ele quer dizer, até mesmo quando nada fala.


Alguns comunicadores natos podem encarar como um grande desafio aprender a ouvir o próximo e ficar em silêncio, apenas apreciando o outro, já que sua natureza é a de quem fala sem parar. Não que eles façam isso para afrontar, é somente uma necessidade legítima de expressar suas ideias e pensamentos. Da mesma forma que os calados preferem observar mais e falar menos. O problema é que, quando apenas falamos, deixamos de ouvir o que os demais têm a dizer e, também, deixamos de compreender seus desejos, sentimentos e necessidades.


DICA: Quando você ouve, é possível captar, além da mensagem, o tom e o volume da voz e os sinais corporais. O foco está em ouvir e não em julgar; isso promove o entendimento da situação, resultando em melhores soluções.


Já quando aprendemos o que é saber ouvir verdadeiramente, nos tornamos pessoas mais sensíveis e bem mais assertivas, ao decifrar tanto o que os outros dizem (com ou sem palavras), como o que nós mesmos sentimos. Essa habilidade é capaz de nos fortalecer e nos empoderar, a ponto de melhorar o relacionamento de toda a equipe. Quando ouço na essência, quais sementes estou plantando como líder na vida das pessoas?


O que posso aprender com os meus liderados, verdadeiramente? Refletir sobre essas duas questões é fundamental para saber, não apenas utilizar essa competência, mas extrair o melhor dela e de sua equipe.


Faz sentido pra você? Entre em contato conosco!

Até breve!

Benito.

コメント


Empresas que aprovam nosso método

Confiança e credibilidade

bottom of page